terça-feira, novembro 08, 2011

Bossa (buddypoke) Nova - Sylvia Telles Part 2

   Dando Seguimento ao projeto, esta semana sendo dedicada em homenagem a uma das maiores cantoras brasileiras, Sylvia Telles. O que posso dizer de tamanha cantora, romântica e de voz que faz muitos sonhar? Apenas que é grande e sua passagem marcou a musica brasileira. Hoje postarei um vídeo do disco Amor de gente moça, lançado em 1959 e que tem varias musicas maravilhosas.

Sylvia Telles - Parte 2

   Cantora e compositora identificada com a bossa nova, começou a carreira antes de o movimento se consolidar. Já em 1952 pensava em ser cantora. Por volta de 1955 começou a se apresentar em teatros e nesse ano gravou o primeiro compacto, com "Amendoim Torradinho" (Henrique Beltrão) e "Desejo" (Garoto/ José Vasconcelos/ Luiz Claudio). Em 1956 lançou um 78 rotações com "Foi a Noite" (Tom Jobim/ Newton Mendonça), considerado um marco precursor da bossa nova. Na outra face do disco, "Menina", de em Carlos Lyra também iniciante. Um ano depois lançou seu primeiro LP, "Carícia", que trazia "Se Todos Fosse Iguais a Você" (Tom Jobim/ Vinicius) e "Chove Lá Fora" (Tito Madi), entre outras. Com o disco "Amor de Gente Moça", de 1959, tornou-se a primeira cantora profissional a lançar um disco inteiro de bossa nova. O LP continha algumas canções que se tornaria clássicos, como "Dindi" (Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira), "A Felicidade" (Jobim/ Vinicius de Moraes) e "Só em Teus Braços" (Jobim). Nos anos 60 viajou pelos Estados Unidos e gravou discos sempre ligados aos compositores de bossa nova. Morreu em um desastre de automóvel quando se preparava para viajar aos EUA mais uma vez. 
 Amor de Gente Moça - 1959

Sylvia Telles / Amor De Gente Moça (1959)
Odeon -  Tracks: 12  Playing time: 32:06

1    Dindi – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Aloysio de Oliveira) (2:36)
2    De Você Eu Gosto – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Aloysio de Oliveira) (2:37)
3    Discussão – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Newton Mendonça) (1:56)
4    Sem Você – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes) (2:46)
5    Fotografia – Sylvia Telles – (Tom Jobim) (2:51)
6    Janelas Abertas – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes) (2:37)
7    Demais – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Aloysio de Oliveira) (3:43)
8    O Que Tinha De Ser – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes) (1:54)
9    A Felicidade – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes) (2:57)
10   Canta Canta Mais – Sylvia Telles – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes) (3:21)
11   Só Em Teus Braços – Sylvia Telles – (Tom Jobim) (1:55)
12   Esquecendo Você – Sylvia Telles – (Tom Jobim) (2:53)


Particularmente, adoro este disco, pois como interprete dos grandes compositores da Bossa Nova, ela trás um grande cabedal emotivo. Espero que gostem e que tenham vontade de conhecer mais sobre esta grande cantora que é a nossa Sylvinha Telles.

Informações retiradas do site Cliquemusic

Sylvia Telles - Discussão (BuddyPoke Version)

Nenhum comentário: